Participação na 2ª Reunião do Comitê Interministerial de Doenças Raras

Famílias CDG marcam presença na Participação na 2ª REUNIÃO DO COMITÊ INTERMINISTERIAL DE DOENÇAS RARAS no último dia 17 de junho de 2021.

A reunião foi marcada pela apresentação de grupos da sociedade civil em apoio às doenças raras, representantes dos Ministérios, e debate acerca das metas para o ano de 2021.

A Sra. Giesa, que representou as famílias CDG no evento, destacou a grande dificuldade dos pacientes e suas famílias para ter acesso a profissionais capacitados em CDG no âmbito da saúde pública, especialmente em locais distantes de grandes centros. Ainda, frisou que a CDG é desconhecida pela maioria dos profissionais da saúde, devido à raridade da condição genética; ressaltou que há necessidade de divulgação aos profissionais da saúde, via Ministério da Saúde e SUS, acerca da existência do CDG, seus subtipos; e, também, a importância de facilitar o diagnóstico precoce, por meio de testes genéticos.

Ainda, a representante das famílias CDG mencionou a campanha de arrecadação de fundos para a pesquisa que objetiva encontrar a cura para o subtipo PIGA-CDG, síndrome que possui alto impacto na vida das crianças afetadas, e pediu apoio do governo federal, com destinação de recursos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: